Notícias

Câmara de Raposa inicia sessões híbridas e terá transmissões ao vivo em várias plataformas

A Câmara Municipal de Raposa iniciou, nesta sexta-feira (26), sua mais nova modalidade de trabalho, em tempo de pandemia. São as sessões híbridas em que um grupo de vereadores fica em plenário e outro atua por videoconferência. De acordo com o presidente Beka Rodrigues (PC do B), essa nova ação está sendo adotada mas obedecendo a todas as determinações sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS), e dos decretos do governo do Estado, da Prefeitura do município e pela sua própria resolução administrativa.

“Estamos seguindo tudo o que é determinado pela OMS, Governo e Prefeitura. O número de servidores está reduzido na Casa, assim como dos vereadores. Quem participa dos trabalhos no prédio segue um rígido protocolo de distanciamento, uso de máscara  e de higienização. Não paramos nosso trabalho nesse período, trabalhamos por videoconferência e, agora, estamos iniciando esse trabalho semipresencial, uma decisão que foi acatada por todos os companheiros”, afirmou Beka Rodrigues.

O presidente da Câmara revelou que, mesmo com as restrições impostas pelo Covid-19, aquela casa legislativa buscou todos os tipos de alternativas, como forma de superar barreiras. E uma delas, segundo ele é que a partir de agora, as sessões daquela casa parlamentar serão transmitidas ao vivo e simultaneamente pelas redes sociais, em várias plataformas.

“As dificuldades nos leva à criatividade. Não há vitória sem luta e a pandemia, mesmo sendo um momento doloroso para o mundo inteiro, está levando a Humanidade a uma séria de reflexões e de criação. E a Câmara de Raposa buscou avançar de todas as formas. Estamos retornando com essas novidades, mas na esperança que, dentro de pouco tempo, essa pandemia seja coisa do passado”, resumiu Beka Rodrigues.

A vereadora Eliene,  vice-presidente da Mesa Diretora, uma das que participaram da sessão em plenário, afirmou que a Câmara Municipal de Raposa está dando um grande salto de qualidade e de dinamismo sob o comando do presidente Beka Rodrigues.

Outro que também atuou no plenário, o vereador Joaquim Souto, 1° secretário da Mesa, afirmou que estava feliz com a nova modalidade, porque estava retornando ao convívio dos colegas e acentuou a responsabilidade da Câmara, sob a presidência de Beka Rodrigues.

“A pandemia nos levou ao afastamento físico, mas estamos retornando, cumprindo as determinações da OMS e governamentais, mas sempre estivemos atuando, apreciando a votando nossas matérias em benefício do povo raposense, disse o vereador.

O vereador Josevaldo, também presente no plenário, afirmou que a nova modalidade é interessante, porque  volta a agregar os vereadores no recinto, mesmo com as restrições impostas pela pandemia. Disse que a Câmara está dando um exemplo de altivez e competência com essa decisão.

Beka Rodrigues presta homenagem aos bombeiros civis de Raposa

Beka Rodrigues e os bombeiros

O  presidente da  Câmara Municipal de Raposa, vereador Beka Rodrigues (PC do B), reuniu, na manhã desta segunda-feira (22), todos os componentes da 1ª  Brigada de Bombeiros Civis daquele município, num café da manhã, em sua residência, como forma de prestigiar a categoria pelo trabalho que ela vem desenvolvendo no combate a

o Covid-19 e também pelas ações de suporte em defesa da comunidade.

Na ocasião, Beka Rodrigues também anunciou a apresentação de pelo menos duas proposituras em benefício dos bombeiros civis. A primeira é uma solicitação  à prefeita Talita Laci, no sentido de que ela faça a concessão do prédio  localizado na praça Chico Noca,  onde funcionou a delegacia de Polícia Civil, no centro da cidade, para a instalação da sede da categoria, abrigando ainda a Guarda Municipal e a Defesa Civil.

Beka Rodrigues posa entre os membros da Brigada

A outra proposta do dirigente do Legislativo raposense, também encaminhada à prefeita da cidade, diz respeito  à inclusão dos bombeiros civis no curso de formação dos Guardas Municipais de Raposa,  que será ministrados pela Guarda Municipal de   São Luís, em decorrência de um convênio entre os prefeitos Edivaldo Holanda Júnior e Talita Laci.

Bombeira Phaty

A Brigada de Bombeiros Civis de Raposa se concretizou a partir do projeto de Lei 320/2018, de autoria do vereador Beka Rodrigues. No entendimento do comandante daquele grupamento, Mauro Leal, o vereador Beka Rodrigues é o patrono dos bombeiros civis de Raposa.

Mauro Leal, comandante da Brigada

“Temos no vereador Beka Rodrigues o nosso sustentáculo. Ele é o nosso patrono, é quem nos dá todo o apoio. Hoje a nossa Brigada é uma realidade graças ao seu empenho. Só temos é que agradecer a ele  por tudo o que tem feito pelo nosso grupo”, disse Mauro Leal.

Do mesmo pensamento compartilha o subcomandante da Brigada, José Ferreira. Ele afirmou  que Beka materializou o sonho de toda uma categoria. Também se manifestaram destacando o trabalho de Beka Rodrigues em defesa da categoria, o inspetor Jorge  Maycon e os bombeiros Adenilton Sousa, Icilene, Patrycia Santos e Emile Carvalho.

De acordo com Beka Rodrigues, os bombeiros civis de Raposa se destacam pelas ações de coragem e habilidade no combate  tanto a fenômenos da natureza, a exemplo de incêndios, enchentes, ataques de abelhas e resgate de animais, como também no enfrentamento à pandemia decorrente do Coronavírus. “Considero esse grupo de homens e mulheres como autêntico heróis e heroínas e estarei sempre aqui,. ao lado deles, porque representam um exemplo de luta e dedicação em defesa dessa comunidade”, disse o presidente da Câmara Municipal.

Senado e Câmara fecham acordo: eleição será dia 6 de dezembro

As lideranças partidárias do Senado e da Câmara entraram em acordo e irão votar em plenário o adiamento das eleições municipais deste ano para o dia 6 de dezembro. Nas cidades onde houver segundo turno, a data é 20 de dezembro.

O consenso foi em torno da proposta do senador Randolfe Rodrigues em consonância com outros parlamentares. “Como se trata de emenda constitucional, ficou decidido que a votação do acordo não será virtual, mas presencial”, revela o deputado federal Paes Landim.

A eleição presencial será em junho, pois o deputado revelou ao blog que as sessões voltam ao plenário no próximo mês. Na Alepi do Piauí, as sessões também voltam em junho, dia 1.

Com a alteração da data das eleições, os deputados Fábio Abreu (PL) e Fábio Novo (PT) também poderão adiar seus retornos à Câmara e Assembleia, respectivamente, para o mês de agosto. Se a data se mantivesse em 4 de outubro, eles teriam de voltar dia 1 de junho. Ambos são pré-candidatos a prefeito de Teresina.

Por parte do grupo do prefeito Firmino Filho (PSDB), o secretário municipal de Educação, Kléber Montezuma, também pode transferir sua saída da pasta para agosto. Além disso, o vereador Samuel Silveira (PSDB) pode disputar a reeleição. Ele havia desistido da disputa para permanecer na Semcaspi, mas nos bastidores se comenta que Samuel se arrependeu de não ter se desincompatibilizado.

“A proposta de transferência para 6 de dezembro deve passar sem problema”, avalia Landim.

Fonte: Por Arimatéa Carvalho/Meio Norte

Vereadora Eliene reivindica teste rápido para Covid-19 nas unidades de saúde de Raposa

Durante a sessão virtual realizada na última terça-feira (06), na Câmara Municipal de Raposa, a vereadora apresentou e conseguiu a aprovação por unanimidade de seus colegas, de um requerimento que propõe a aquisição, por parte da prefeitura da cidade, de testes rápidos do Covid-19 nas unidades de saúde do município.

De acordo com a parlamentar, tal proposição encontra respaldo na dramática situação em que se encontra o Planeta, por conta da elevada taxa de mortandade do coronavírus, uma pandemia que está deixando a Humanidade de joelhos e sem uma definição a curto prazo.

Ele afirma que o que se deve fizer no momento é utilizar todas as armas de defensa contra esse terrível mal.  “Vivemos um momento de pânico, um momento de terror e por isso, devemos redobrar nossos cuidados. Aqui em Raposa já foram verificados vários casos de óbitos e mais de uma dezena de infectados. Por isso é que estou solicitando  nossa prefeita Talita, que adquira esses testes rápidos. Ela vem sendo uma guerreira na luta contra o Covid-19, assim como nós da Câmara Municipal e outros setores da sociedade”, afirmou.

“É hora de cerrarmos fileiras contra esse poderoso e invisível inimigo, que vem dizimando parte da Humanidade em todos os continentes, independentemente de estratificação social. Todo cuidado é pouco e p teste é uma das armas que poderemos utilizar em nossa defesa”, disse a vereadora.

1