27 de outubro de 2021

Câmara aprova requerimento que pede ingresso da Prefeitura em ação judicial de despejo da Vila Cajueiro

Share on whatsapp

Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (26), requerimento de autoria dos vereadores Beka Rodrigues, Elenildo Rocha e Magno da Colônia, que solicita o ingresso da Prefeitura no processo judicial que pede o despejo da comunidade do Cajueiro. A ação é movida por um suposto proprietário da área, onde residem mais de 100 famílias, há pelo menos uma década.

O engajamento dos três vereadores em defesa daquela comunidade ocorreu após eles serem procurados por um grupo de moradores, preocupados com o andamento da ação judicial. Na última terça-feira (19), durante uma demorada reunião na localidade, Beka Rodrigues conclamou o prefeito Eudes Barros a fazer com que o Executivo cumpra seu papel constitucional e garanta a moradia daquelas pessoas.

“São mais de 100 famílias que vivem o desespero ante a possibilidade de serem despejadas. Pessoas que residem há pelo menos uma década. Nossa solicitação é para que a Prefeitura se integre nesse processo, até porque, constitucionalmente, a moradia é um direito de todos e dever do Estado. Nesse caso, o Estado aqui é a Prefeitura”, acentuou, durante o encontro.

Disse ainda que na Lei de Diretrizes Orçamentárias, existe dotação orçamentária para esse tipo de situação. Após a reunião, os vereadores elaboraram a propositura, que foi votada nesta terça-feira, com a presença de dezenas de moradores, que lotaram as galerias da casa legislativa.

O vereador Elenildo Rocha destacou que a matéria aprovada tem um elevado significado para os moradores do Cajueiro, que estão angustiados ante a possibilidade de ficarem sem teto. “É uma situação extremamente delicada para essas famílias. Nessa questão, não existem divergências aqui nesta Casa. Estamos ombreados num só objetivo, que é o de garantir a moradia para essa comunidade. Agora, o Poder Executivo também estará nessa luta”, acrescentou.
Magno da Colônia, um dos signatários da propositura, afirmou que todos os vereadores estão unidos numa causa que é mais do que justa, e ela ganhou força, com o ingresso do Poder Executivo.

Para o funcionário público estadual Nilton Santos, líder comunitário que organizou a primeira reunião, o requerimento é de suma importância para a comunidade de Cajueiro, que vive o temor de ser despejada a qualquer instante.
As donas de casa Dyjanaglécia dos Santos e Márcia Vânia dos Santos agradeceram o empenho da Câmara Municipal nessa luta pela garantia da moradia de todos os habitantes do bairro Cajueiro, principalmente após a aprovação do requerimento.