7 de julho de 2022

MOB faz inspeção no sistema de transporte de Raposa a pedido da Câmara Municipal

Compartilhe:

Aprovada por unanimidade na sessão plenária do dia 29 de abril deste ano, a Frente Parlamentar pelo Transporte Público de Raposa começa a colher seus primeiros frutos. Na manhã do último dia 5 deste mês, dirigentes e técnicos da Agência  Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), acompanhados do presidente da Câmara Municipal, Beka Rodrigues e dos vereadores Iran Agrela, Moreira, Doutor, Ribamar Inácio e Zanno, passaram toda a manhã inspecionando o funcionamento do sistema de transporte urbano da cidade, com interceptações, fiscalização e verificação de planilhas.O objetivo, que atendeu  à reivindicação do Parlamento Municipal, foi verificar ponto a ponto as falhas apontadas pelos vereadores quanto ao pífio desempenho da Empresa Maranhense, concessionária que detém o monopólio da oferta do serviço de transporte  na cidade.

Representaram a MOB, a vice-presidente da estatal,  Beatriz Cunha, o diretor de Operações Rodoviárias, Abenaías Almeida, o coordenador de Operações Rodoviárias, Ivanilson Fonseca, a coordenadora de Fiscalização, Patrícia Gama e os técnicos  Fábio Santos, Jorcelso Sousa, Akil Kafelli e Francisco Aguiar. A Prefeitura de Raposa foi representada pelo secretário de Infraestrutura e Transporte, Pedro Alcântara.

RELATÓRIO

Durante a inspeção, cujo relatório será posteriormente encaminhado à  Câmara Municipal, os representantes da MOB e os vereadores puderam constatar uma série de anomalias, como rampa hidráulica para acesso de deficientes funcionando precariamente, atrasos nas saídas de ônibus e outras irregularidades que serão pontuadas tecnicamente após a conclusão dos trabalhos.

Os vereadores levaram ao conhecimento dos servidores estatais, que o Governo do Estado disponibilizou um total de 16 ônibus para compor o sistema de Integração, mas destacaram que os ônibus funcionam sem o número estipulado e sem ar condicionado, embora com a tarifa majorada por conta desse componente, que é inexistente.

MONOPÓLIO

No entendimento do  presidente Beka Rodrigues, a Empresa Maranhense tem que se ajustar às necessidades da população e a MOB, conforme o prometido, deve implantar o sistema de transporte alternativo de Raposa, com a máxima urgência.

“Na reunião que tivemos na MOB e nos ofícios que encaminhados à Agência, fizemos uma detalhada exposição dos problemas enfrentados. E vejo como solução, além da implantação do transporte alternativo, funcionando a pleno vapor nos outros três municípios da Ilha e o fim do monopólio da empresa que atualmente explora o serviço”, disse Beka Rodrigues.

SEM AR CONDICIONADO

“A tarifa aqui é cara, é cobrada como se o usuário tivesse usufruindo de ar condicionado. O conforto foi retirado durante a pandemia do Coronavírus, mas passado o problema, a empresa jamais retomou esse benefício. Estamos pagando gato por lebre”, ecoou o vereador Ribamar Inácio.

 Os vereadores Iran Agrela, Zanno e Irmão Moreira também fizeram coro aos colegas e entendem que o problema do transporte  do transporte público em Raposa é extremamente deficiente e que precisa passar por muitas mudanças com a maior urgência.

Todos os vereadores participantes na ação chegaram à conclusão que a Frente Parlamentar criada para encarar  essa questão, está alcançando seus objetivos, porque o grupo está unido e promovendo ações que vão de encontro às aspirações da sociedade raposense.

Mais conteúdo

Posts relacionados

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support