21 de outubro de 2021

Vereadores se engajam na luta contra despejo da comunidade do Cajueiro

Share on whatsapp

O presidente da Câmara Municipal de Raposa, Beka Rodrigues (PC do B) e os seus colegas Elenildo Rocha e Magno da Colônia, se engajaram na luta contra a ação de despejo dos moradores do bairro Cajueiro, movida por uma pessoa que se intitula proprietária da área. Na última terça-feira (19), durante uma demorada reunião na localidade, Beka Rodrigues conclamou o prefeito Eudes Barros a fazer com que o Executivo cumpra seu papel constitucional e garanta a moradia daquelas pessoas.

“São mais de 100 famílias que vivem o desespero ante a possibilidade de serem despejadas. Pessoas que residem há pelo menos uma década. Nossa solicitação é para que a Prefeitura se integre nesse processo, até porque, constitucionalmente, a moradia é um direito de todos e dever do Estado. Nesse caso, o Estado aqui é a Prefeitura”, acentuou. Disse ainda que na Lei de Diretrizes Orçamentárias, existe dotação orçamentária para esse tipo de situação. O presidente da Câmara disse ainda que vai pedir o apoio da Defensoria Pública em defesa da comunidade.
O encontro foi mediado pelo líder comunitário Nilton Santos, que também explicou o problema daquela comunidade como sendo um caso que merece atenção redobrada por parte do Poder Público. “É um drama vivido por estas pessoas, que vislumbram, a qualquer momento serem despejadas de suas moradias. Temos que lutar contra isso”, acrescentou.

Paulo Júnior, que é Ouvidor da Câmara Municipal, conclamou todos a resistir quanto à investida do suposto proprietário e disse ser necessário que todos estejam unidos para equacionar o problema.
Por sua vez, o vereador Magno da Colônia destacou que a Câmara Municipal sempre está e estará atenta a situações como essa e que espera o apoio da Prefeitura de Raposa.

José Eliúde Braga, conhecido como Ryan e um dos mais antigos moradores de Cajueiro, agradeceu o apoio e todo o empenho dos vereadores Beka Rodrigues, Elenildo e Magno. “Eles são a nossa esperança e estamos aguardando também a ajuda do prefeito Eudes Barros”, revelou. Eulália Lúcia Santos, dona-de-casa que esteve atenta durante toda a reunião, asseverou acreditar que o empenho dos vereadores Beka, Elenildo e Magno acendeu a luza da esperança para os moradores.

Cristian Rocha, motorista desempregado, foi outro que se disse bastante otimista por conta do engajamento dos três vereadores no imbróglio . Disse que vendeu sua casa no interior do Estado para se estabelecer no Cajueiro, onde desenvolve ações sociais e que agora está correndo o risco de perder sua moradia.